Biografia em Português PDF

Transcrição

Biografia em Português PDF
Mario Solimene
Albert Vater St, 63
39108 Magdeburg
Telefon: +49 (0)1522 7060 835
[email protected]
www.mariosolimene.com
Mario SOLIMENE ­ Barítono
Mario Solimene nasceu em São Paulo de uma família de origens italianas e iniciou seus estudos como aluno particular do Professor Carlos Vial em 1996. No ano seguinte ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde continuou o trabalho sob os cuidados do mesmo orientador até a conclusão do curso, com distinção, em 2002. Vencedor por dois anos consecutivos da Bolsa Vitae de Musica (2003 e 2004), deixou o Brasil pela Inglaterra em 2003 e completou sua formação, novamente com honras, na Royal Northern College of Music (RNCM) em Manchester (UK) obtendo o título de Pós­
Graduado (2004) e Mestre de Música ­ Performance (2005), sempre sob a orientação do Professor Patrick McGuigan. Ao mesmo tempo passou a desenvolver seu repertório com Paul W. Griffiths, do Royal Opera House, Londres. Aperfeiçoou­se ainda em Master Classes de artistas internacionais – entre outros Sir Thomas Allen, Sir John Tomlinson, Paolo Gavanelli, Ileana Cotrubas e John Fisher ­ e recebeu importantes prêmios, incluindo a já mencionada Bolsa Vitae de Música (2003 e 2004) The Rose Goulding Scholarship (por dois anos seguidos, 2003 e 2004), The Anne Ziegler Award (2004), The John Cameron Prize for Lieder (2004) e The William McLeod Johnstone Prize for Male Singers (2005).
Barítono dramático de timbre ”radiante e de cores italianas” (Volksstimme) conseguiu, ainda durante o período de estudos em Manchester, seu primeiro contrato no papel título da opera “Falstaff”, de Verdi, para o AYF Opera Festival Aberdeen; logo depois veio o papel de Scarpia em “Tosca” para o Theater Royal Waterford e mais tarde o de Malatesta em “Don Pasquale” para Clonter Opera Theatre, em Cheshire. Outros trabalhos se seguiram, levando­o a atuar em palcos de Manchester, Liverpool, Nothingham, Derby, São Paulo e Rio de Janeiro. Em temporadas seguintes cantou novamente o papel de Scarpia em muitas produções ao redor do Reino Unido e República da Irlanda, incluindo Opera North em Leeds , Royal Albert Hall Londres, The Helix em Dublin e Grand Opera House em Belfast. Como Di Luna em “Il Trovatore”, trabalhou com o Welsh National Opera (WNO) em tour e em Cardiff, o Theater Royal Waterford, The Helix Dublin e o Grand Opera House em Belfast. No papel de Belcore, em “Elisir D'amore”, foi ouvido em Clonter Theatre e Saint George's Hall em Liverpool; Como Scamillo em “Carmen”, novamente em Clonter e no Britten Theatre em Londres; Como Schaunard em “La Boheme”, atuou em cidades de Israel e Palestina, notadamente Jerusalem, Belem e Rahmalla; Desde a temporada de 2009/2010 Mario Solimene é solista residente do Theater Magdeburg, Alemanha, onde tem dado vida a inúmeros papéis, entre os quais o papel título em “Gianni Schicchi”, Germon Père em “La Traviata”, Don Giovanni, Leporello (também para o Goethe Teather Bad Lauchstädt), e Masetto em “Don Giovanni”; Albert em “Werther”; Alidoro em “La Cenerenola”, Sharpless em “Madame Butterfly”; os quatro vilões (Lindorf, Coppélius, Miracle, Dapertutto) nos “Contos de Hoffmann”; Papageno na “Flauta Mágica”; Peter em “Hänsel und Gretel”, entre outros.
Apresentações recentes em Concertos incluem “Oratório de Natal” de Bach com a Macau Orchester China, dirigida por Philipp Pickett; “Requiem” de Mozart com a Manchester Camerata; “Pulcinella” de Stravinsky, com a Philharmonie Magdeburg, dirigida por Thomas Rösner; “Belshazzar's Feast” de Sir William Walton com a Nottingham Symphony Orchestra, conduzida por Richard Roddis, e “Ein Deutsches Requiem” Brahms, na famosa Igreja Luterana do Redentor, cidade velha de Jerusalem, com o Choir of London conduzido por Nicholas Collon. Seu repertório de concerto inclui os trabalhos mais significativos de compositores como J.S. Bach, C.P.E. Bach, Brahms, Elgar, Faure, Gounod, Haydn, Händel, Mozart, Puccini, Stravinsky, Rossini, Williams e Verdi. Projetos futuros incluem os papéis de Cecil em “Maria Stuarda” (Donizetti) e Kurwenal em 'Tristan und Isolde” (Richard Wagner) para o Theatre Magdeburg.
www.mariosolimene.com 

Documentos relacionados