Yoga e Surf - Clube Naval de Ponta Delgada

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Yoga e Surf - Clube Naval de Ponta Delgada
Clube Naval de Ponta Delgada
Yoga e Surf
13-Apr-2010
O Yoga é uma filosofia prática que surgiu na Índia e visa o auto conhecimento e o desenvolvimento integral do ser
humano. Uma prática do yoga é composta por exercícios de reeducação respiratória (pránáyámas), técnicas de
limpeza orgânica (kriyá), técnicas corporais (ásanas), descontracção e administração do stress (yoganidrá), exercícios de
concentração e meditação (dháraná, dhyána e samádhi), gestos simbólicos (mudrá) e vocalizações de mantras.
O Yoga não tem limite de idade e não depende de crença nem de religião. Desta forma, não entra em conflito com os
sentimentos religiosos.
Actualmente, o Yoga vem progressivamente ganhando espaço no preparo físico e mental de atletas (profissionais e
amadores) de várias modalidades desportivas. Os surfistas Tom Carroll, Kelly Slater, Taylor Knox, Rochelle Ballard,
Layne Beachley, são adeptos da prática do Yoga.De que forma o Yoga pode contribuir para o aumento da performance
na prática do surf?
A prática dos ásanas proporcionará flexibilidade, resistência e equilíbrio. Com os pránáyámas, o praticante tende
a aumentar a capacidade respiratória, proporcionando uma melhor gestão de ar nos pulmões tornando maiores e mais
confortáveis as retenções da respiração a que todos os surfistas estão sujeitos quando vencidos pela força da onda.
Através da concentração (dháraná), o surfista obtém o domínio da mente e pode vir a melhorar a rapidez dos seus
reflexos, permitindo-lhe encontrar o timming certo na onda, de forma a aproveitar ao máximo todas as oportunidades
que lhe surjam.
De uma maneira geral, a prática regular do Yoga proporciona bem-estar, saúde duradoura, relaxamento anti-stress,
eleva a auto-confiança, controlo emocional e favorece extraordinariamente o desempenho em circunstanciais de tensão,
especialmente em condições exigentes, como por exemplo, em competição, ondas grandes e frio intenso. Após uma sessão
de treino, o Yoga auxilia no desaceleramento da actividade orgânica, permitindo um extraordinário retorno à calma - muito
importante no equilíbrio de todo o sistema imunitário.
Texto cedido pela Mestra Samanta
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