apelo solfónica

Transcrição

apelo solfónica
 APELO SOLFÓNICA MANIFESTAÇÃO DAS EUROMARCHAS BRUXELAS, 17 OUTUBRO DE 2015 A linguagem da música é poderosa e universal, transmite mensagens, reforça e modifica atitudes. A música é uma linguagem que todo mundo entende. Essa é a nossa experiência na Solfónica, um coro-­‐orquestra do 15-­‐M (indignados) que nasceu durante as concentrações na Puerta del Sol de Madrid, em maio de 2011. Nestes quatro anos e meio, nos temos organizado de uma forma horizontal, transmitindo alegria, reivindicação, consciência crítica, e apoiando numerosas causas cidadãs. Estas são algumas das razões que nos levam a acreditar que a música pode trazer maior impacto de comunicação no ato final das EuroMarchas2015.
Solfónica invita a instrumentistas e vozes de toda a Europa para acudir a Bruxelas e constituir um grande coro-­‐orquestra europeu que interprete três peças na manifestação do 17 de outubro de 2015:
Grândola, Vila Morena, canção de José Afonso que marcou o início da Revolução dos Cravos em Portugal, na madrugada do 25 de abril de 1974. Hoje é um símbolo universal da fraternidade e da rejeição da ditadura.
Tis dikeosinis ilie Noite (Της δικαιοσύνης ήλιε νοητέ), canção composta por Mikis Theodorakis baseada num poema do escritor Odysseas Elytis. Se tornou no hino da luta contra a ditadura da Junta dos Coronéis na Grécia (1967-­‐1974) e a interpretaremos em solidariedade com o povo grego e pelo direito de todos povos a decidir democraticamente.
Hino à Alegria (An die Freude), de Ludwig van Beethoven (extrato). Desde 1972, é o hino oficial da União Europeia e queremos torná-­‐lo de toda a cidadania e com o mesmo reivindicar que a solidariedade dos povos europeus é o único caminho.
Esta proposta foi discutida e aprovada pela coordenadora espanhola das Euromarchas2015, na sua reunião no início do mês de agosto, e na reunião da coordenadora europeia realizada em 21 de agosto de 2015. Interviremos durante a manifestação, e comunicaremos o lugar e hora no momento que sejam definitivos. A organização valora a nossa intervenção como uma ação muito importante no desenrolamento da jornada e com ela reivindicar a Europa solidária da cidadania em contraste com a Europa dos mercaderes que querem vender-­‐nos como a única alternativa possível. Teremos um primeiro ensaio a sexta-­‐feira pela tarde. Estamos diligenciando com a organização de Bruxelas hora e lugar. Faremos um segundo ensaio duas horas antes da nossa intervenção. Vem, vende na sexta-­‐feira, dia 16, se poder. Não hesite em acudir no sábado, dia 17, se não poder chegar no dia anterior. A organização das EuroMarchas2015 garante-­‐nos alojamento. Informaremos-­‐os pontualmente de todas as novidades. Os componentes da Solfónica já temos diligenciado as nossas viagens. Cada interprete ou cada grupo assume os custos da deslocação.
Digamos Oxi, basta, enough! com nossas vozes e instrumentos, com a nossa música:
-­‐ às políticas de austeridade, pobreza e privatização dos serviços públicos
-­‐ aos paraísos fiscais
-­‐ ao TTIP.
Expressamos a nossa solidariedade:
-­‐ com o povo grego
-­‐ com as pessoas que vêm para a Europa para escapar da guerra e da pobreza, e que milhares morrem no cemitério do Mediterrâneo.
Defendamos o direito dos povos de decidir democraticamente.
Esperamos-­‐te!
Vem individualmente com o teu instrumento ou apenas com a tua voz.
Esperamos-­‐vos!
Acudi, coros de vozes, grupos instrumentais, corais-­‐orquestra.
Ajude-­‐nos!
Espalhe este apelo enviando-­‐o a mais instrumentistas e vozes.
Para obter mais informações sobre as EuroMarchas2015, pode consultar este blog:
euromarchas2015.net
Em nosso site vai encontrar partituras, letras, gravações de orientação ou midis e qualquer informação relacionada a este evento musical. Cada peça interpretaremos-­‐a na sua língua original:
https://solfonica.wordpress.com/euromarchas/
Ponde-­‐vos em contacto com Solfónica através do nosso e-­‐mail para esclarecer qualquer duvida e confirmar vossa participação. Indicar-­‐nos, se vem individualmente, qual instrumento ou voz interpreta ou, no caso for um grupo, as suas características básicas e o número de componentes. Este é o nosso e-­‐mail para este evento:
[email protected]
Um abraço fraterno,
Solfónica Madrid 15-­‐M «Em Solfónica, estamos fazendo as malas» EuroMarchas2015, 17 outubro, em Bruxelas