Aplicativo brasileiro é lançado durante South by Southwest (SXSW

Transcrição

Aplicativo brasileiro é lançado durante South by Southwest (SXSW
 Aplicativo brasileiro é lançado durante South by Southwest (SXSW), nos EUA
Lemonade App permite ações interativas entre real e virtual,
com tecnologias que aproximam as pessoas da Internet de Tudo
Imagine que, ao chegar no cinema, de repente, seu celular mostra o making of do filme, comentários do diretor e um cupom para comprar pipoca. Que tal ir ao supermercado e ser avisado de uma promoção do seu chocolate favorito, a partir do seu histórico de compras, e ainda conhecer virtualmente a fazenda onde é produzido o cacau e concorrer a uma viagem para lá? O que você acharia de interagir com um telão e participar de um game coletivo? Receber a set list que o DJ está tocando ao entrar numa balada ou, ao ver um grafite incrível, poder saber quem é o artista simplesmente ao apontar a câmera do seu smartphone... As possibilidades são infinitas!
As tecnologias parecem do futuro, mas já estão disponíveis hoje. O Lemonade App é, ao mesmo tempo, um aplicativo para o usuário final e uma plataforma de ações interativas para publicadores de conteúdos (publishers). A solução borra as fronteiras entre conteúdos e experiências e pode ser baixada para smartphones iOS e, logo depois, para Android. Interação total
A empresa por trás de toda essa inovação, e que promete revolucionar a maneira como interagimos, é de Santa Catarina. Ela foi selecionada pela Apex – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos para representar o Brasil no mais importante encontro global de iniciativas criativas, o South by Southwest (www.sxsw.com), de 11 a 20 de março, em Austin, Texas, nos EUA. O Lemonade App foi lançado no mesmo evento em que foram apresentados ao público o Twitter e o Foursquare. Este ano, pela primeira vez, o festival recebeu a visita de um presidente norte-­‐americano em exercício. O casal Barack e Michele Obama participou desta edição, ampliando ainda mais a visibilidade das iniciativas apresentadas para toda a comunidade de entretenimento internacional. “O Lemonade App aproxima as pessoas da Internet de Tudo, que já é o presente da web e certamente será seu futuro. Responde a uma macrotendência chamada de Phygital, que une os mundos físico e digital, um como extensão do outro, na palma da sua mão. Todo mundo está aguardando um aplicativo que responda a essas demandas. Apresentamos o Lemonade App beta, para mudar a forma como publicadores de conteúdo e usuários interagem. Convidamos todos a experimentá-­‐lo!”, afirma Thiago Krieck, criador da ideia, aprimorada em dois anos de intenso desenvolvimento.
Existem várias soluções de comunicação digital parciais, mas nenhuma reúne tantas possibilidades de interação, explorando todas as funcionalidades de um smartphone, quanto o Lemonade App. Com ele, marcas, personalidades, veículos de comunicação, agências e eventos poderão interagir com seus públicos de um jeito nunca visto antes.
Tecnologias de ponta
“O que criamos se apropria ao máximo dos recursos disponíveis em um smartphone, como câmera, microfone, bluetooth, GPS, acelerômetro, giroscópio e tela capacitiva, que permitem interações com TV, rádio, shows, música, filmes, outras telas, revistas, posters, livros, rótulos, embalagens, coisas, lugares, websites e outras pessoas”, detalha Thiago. Atualmente os produtores de conteúdos (publishers) levam no mínimo 90 dias para colocar qualquer ação interativa no ar. O Lemonade App reduz custos e elimina as barreiras de entrada nesse universo, permitindo, em poucas horas, gerar experiências e conteúdos de última geração.
“O desafio tecnológico, que toma tempo, grandes investimentos e envolve altos riscos, já está resolvido na plataforma. Os publishers só precisam se concentrar em suas criações e em seu público”, explica Thiago.
O Lemonade App traz ainda canais de conteúdo exclusivos. Já estreia, mesmo em beta, com parceiros de peso, como o bureau francês de tendências PeclersParis e a empresa alemã de lentes fotográficas e instrumentos ópticos Zeiss, além de uma ação de lançamento de “Apaixonados -­‐ o filme”, dirigido por Paulo Fontenelle (o mesmo de Se Puder... Dirija!). O design de interface e a usabilidade do Lemonade App foram desenvolvidos em parceria com a AG2 Nurun (Grupo Publicis). A agência também assina a comunicação visual da marca, incluindo site, vídeo de apresentação e ambientação do tradeshow no SXSW. Sobre Thiago Krieck
Thiago Krieck, 30 anos, é fundador da Lemonade. Criou o Comitê de Inovação da Abradi – Associação Brasileira dos Agentes Digitais, do qual foi o primeiro presidente. Desde 2013 tem disseminado conteúdos de inovação em eventos, universidades e empresas.
Participou do PXL, iniciativa criada pelo McCann Worldgroup, em Nova Iorque, como instrutor da sessão de Smart Objects e outras tecnologias emergentes. Foi convidado para levar o mesmo conteúdo a São Paulo, Rio de Janeiro e cidade do México para agências do grupo. Em Istambul, na Turquia, integrou o SAM 2013, tratando de interações voltadas a arenas esportivas. Participou ainda de eventos como a IT Forum Expo, que reúne CIOs de grandes corporações.
Sobre a Lemonade
Fundada em 2012, a Lemonade (itslemonade.com) realiza projetos inovadores, baseados nas mais avançadas tecnologias de interação. Já desenvolveu ações para marcas como Starbucks, Qualcomm, Cartoon Networks e Duke Energy, dentre várias outras, em parceria com grandes agências ou diretamente para os clientes. Em 2016, lança o Lemonade App, um hub de interação em forma de aplicativo e plataforma mobile, que permitirá eliminar as fronteiras entre conteúdos e experiências em ações que potencializam todos os recursos de um smartphone, unindo os universos físico e digital. Mais informações: [email protected] | ou 11 982734251.