Diapositivo 1

Transcrição

Diapositivo 1
Condutas Têxteis
DIFUSÃO ATRAVÉS DE CONDUTAS TÊXTEIS
Característica e Dimensionamento
www.decflex.com
Condutas Têxteis
Condutas Têxteis
Nível técnico do equipamento
Porquê a conduta têxtil
Condutas Têxteis
Uso de condutas têxteis
Indústria alimentar
Loja de alimentação, locais de baixa temperatura.
Supermercados e locais de grande aglomeração de pessoas
Indústria de produtos químicos, têxtil e eléctrica.
Condutas Têxteis
Piscinas e ginásios
Escritórios, discotecas, cinemas, etc.
Cozinhas
Instalações temporárias
Condutas Têxteis
Perguntas frequentes
1 | Qual o aspecto de uma conduta têxtil quando o ventilador é desligado?
Suspensão simples
Suspensão dupla
Suspensão simples com cinta
Suspensão simples com aro
2 | Podem as condutas têxteis ser usadas para a extracção do ar?
Infelizmente não, a forma da conduta é mantida somente pela pressão interna. Além disso, a passagem de ar não filtrado contaminaria a conduta muito rapidamente.
3 | Qual é o tempo de vida das condutas têxteis?
Esta não é uma solução a curto prazo. As condutas feitas de material de boa qualidade podem durar quinze anos ou mais tempo. Materiais leves (aproximadamente 100 g/m2) com um número máximo de 50 lavagens podem ter durabilidade limitada.
4 | Qual é a perda de pressão estática de uma conduta têxtil?
Numa conduta bem projectada que não utilize peças de diferentes formas, há uma perda de pressão estática quase constante. A perfuração da conduta é calculada baseada no valor médio da pressão estática. A perda causada pela fricção é geralmente mínima devido à velocidade baixa do ar dentro da conduta. A pressão mínima é 50 Pa, sendo a dos materiais leves 20 Pa.
Condutas Têxteis
Perguntas frequentes
5 | O que fazer com as condutas quando ficam obstruídas pela contaminação?
As condutas com microperfuração e mesmo as condutas com furos maiores nunca ficam completamente obstruídas pela contaminação (se usada com pré‐filtragem mínimo EU3). A manutenção (lavagem em máquina) é consequentemente necessária por razões higiénicas. Cada parte individual é separável por um zipper, e contêm todas as instruções de lavagem necessárias. 6 | Podem as condutas têxteis ficar com bolor?
O bolor pode aparecer em qualquer tipo de material se for húmido e não ventilado.
Isto também acontece em condutas com tratamento anti‐bacteriano. Causa‐se pelo facto de o bolor não ser uma bactéria. Consequentemente, nunca armazene as condutas húmidas, ou não as deixe fora de operação por períodos de tempo longos. O bolor não se consegue remover das condutas por nenhum meio.
7 | Podem as condutas têxteis ser de forma rectangular ou quadrada?
Somente se forem instaladas com um suporte apropriado. Mesmo usando um tipo de suporte específico, a forma nunca será precisa. As condutas tendem sempre a ficar com uma forma arredondada.
Condutas Têxteis
Perguntas frequentes
8 | A conduta têxtil pode funcionar ao mesmo tempo como um filtro?
Se materiais permeáveis forem usados, a conduta funciona como filtro para a parte do ar transferido que atravessa a conduta. Com o tempo, a contaminação da conduta aumenta gradualmente, a perda de carga cresce e o fluxo de ar diminui. Consequentemente, é necessário lavar a conduta. Embora as condutas perfuradas não funcionem como filtros, a perda de pressão permanece constante e o número de lavagens necessárias diminui significativamente.
9 | Porque não se usa nozzles plásticos ou ranhuras (slots) nas condutas Prihoda
O uso de nozzles plásticos ou slots permite o direccionamento do fluxo do ar. Quando se começou a utilizar a tecnologia laser para fazer cortes mais precisos de orifícios, a aplicação de nozzles e slots tornou‐se desnecessária. Os filamentos de orifícios produzidos a lazer cumpriam o mesmo objectivo, enquanto se tornavam uma solução mais económica e de design mais agradável. 10 | Porque é que as condutas Prihoda não utilizam tecidos mais permeáveis
São utilizados materiais permeáveis para evitar condensação quando a temperatura do ar atinge o ponto de orvalho. No entanto, só temos material com um valor de permeabilidade. Este valor é muito baixo e apenas serve para evitar condensação. Para a distribuição de ar são usados orifícios (Perfuração ou microperfuração
ou uma combinação de ambos). Condutas Têxteis
Vantagens Prihoda
Microperfuração
O fluxo de ar desejado é conseguido, fazendo um número exacto de furos minúsculos (aproximados. 0.4 milímetros) no material. Nesse material, se o ar for pré‐filtrado a EU3, o valor da perda de pressão é constante e só requer ser lavado por razões de estética e higiénica.
Conduta com membrana
A distribuição de ar quente num espaço é completamente diferente da distribuição de ar frio.
A conduta com membrana permite a mudança entre essas duas operações e permite assim um aquecimento e arrefecimento eficazes.
Perfuração sequencial e estruturada, registos.
Testes provaram que a disposição e localização dos furos influencia a maneira como o ar se dispersa na conduta. Nós desenvolvemos disposições especiais de furos assegurando uma distribuição de ar mais uniforme. A pressão estática e caudal de ar ao longo da conduta pode ser ajustada utilizando registos têxteis.
Condutas Têxteis
Isolamento da conduta e atenuação de ruído
A conduta isolada têxtil é usada na passagem por áreas que não são climatizadas. O isolamento reduz a perda de calor e ao mesmo tempo serve como atenuador de ruído
Nozzles têxteis
Uma solução muito fácil para conseguir um fluxo de ar com maior alcance. O nozzle têxtil é equipado com um registo de caudal para um potencial controlo de fluxo de ar. Podendo ainda ser construído numa forma que permite a modificação da direcção da difusão do ar.
Tensor
Um gancho especialmente útil para cabos e perfil que permite uma maior uniformidade na superfície do tecido eliminando rugosidades, dando assim melhor aparência à conduta.
Lavagem
A Decflex disponibiliza o serviço de lavagem para a manutenção das condutas. Podendo assim providenciar um serviço mais profissional e constante aos clientes.
Condutas Têxteis
5 pontos a favor da distribuição de ar através de conduta têxtil
ECONOMIA
• A economia comparada ao sistema de condutas de metal pode alcançar até 70%! Tome em consideração o preço de condutas convencionais, de transporte, de instalação, do ajuste do fluxo de ar apropriado, e do custo da limpeza!
HIGIENE
• Depois de lavada, com desinfectante, a conduta têxtil fica absolutamente limpa e sem bactérias! Tal
garantia não pode ser dada com outros materiais não têxteis.
ECOLOGIA
• As condutas têxteis são amigas do ambiente a começar pela pouca energia necessária para fazer transporte do ar e são parcialmente fabricadas em material reciclado.
MÉTODO
• A disposição de aberturas e o seu tamanho para difusão de ar é opcional.
Um número extraordinário de métodos de difusão de ar pode ser conseguido começando pela difusão sem correntes de ar, até a difusão de longo alcance.
ESTÉTICA
• Um arquitecto pode escolher as várias combinações de cor e de forma, de acordo com as suas necessidades, e o produto transforma‐se numa parte estética no interior do edifício!
Condutas Têxteis
5 pontos a favor das condutas PRIHODA A MELHOR RELAÇÃO DE CUSTO/QUALIDADE
• A qualidade é uma obrigação
EXPERIENCIA, CONHECIMENTO E SUPORTE TÉCNICO
• Fabricamos este produto com objectivo constante do seu aperfeiçoamento. INOVAÇÃO
• Todos os anos lançamos várias novidades no mercado como consequência do entusiasmo e das competências criativas do nosso colaboradores.
GARANTIA
• Devido à alta qualidade podemos dar uma garantia de dez anos.
RESPOSTA RÁPIDA
• Resposta rápida na seleção e dimensionamento
Condutas Têxteis
5 pontos a favor dos tecidos PRIHODA
ÓPTIMA RESISTÊNCIA
• Os tecidos PMS/NMS/PMI/NMI mostram elevada resistência. 2100 N/10mm segundo a EN13934 (1000 N/10mm na lã). Devido a estes parâmetros a questão de rompimento está praticamente fora de questão.
A resistência do tecido excede moderadamente a resistência da costura, o que o torna ideal. Uma resistência superior com materiais mais pesados não beneficia os clientes, já que a resistência do produto é limitada pela resistência das costuras.
SEM LIBERTAÇÃO DAS PARTÍCULAS
• Devido à aplicação de fibras mono‐filamento, todos os nossos tecidos podem ser usados em salas limpas. Testes laboratoriais demonstraram que não existe libertação de partículas relevante com a conduta em funcionamento. Os nossos tecidos são muito lisos e não permitem a deposição de impurezas. O ar é distribuído através de orifícios e o difusor têxtil permanece praticamente limpo no interior. Não requerem outro tipo de manutenção a não ser limpeza exterior e lavagem periódica. Graças às fibras mono‐filamento, o aspecto do tecido não se altera mesmo após muitos ciclos de lavagem, ao contrário de materiais à base de materiais multi‐
filamento.
EFEITO ANTI‐BACTERIANO
• Um tratamento especial garante a eliminação de bactérias depositadas no tecido. Este efeito não desaparece mesmo após várias lavagens. Este efeito aplica‐se aos tecidos PMI e NMI.
ELEVADA RESISTÊNCIA AO FOGO
• Os tecidos PMI/NMI são certificados de acordo com a norma EN13501‐1 com um excelente resultado. Atingem
a classificação B‐s1,d0. A nossa gama de produtos inclui tecidos de classe A2 fabricados à base de fibra de vidro.
DESENHO ANTI‐ESTÁTICO
• As fibras de carbono integradas fazem com os tecidos PMI e NMI sejam mais condutivos electricamente.
Condutas Têxteis
Funcionamento das condutas têxteis
Saida de ar
A ‐ Através de um tecido permeável;
B ‐ Através de microperfuração ‐ 0.2 ‐ 0.4 mm furos no tecido;
C . Através de perfuração ‐ furos com diâmetro maiores que 4 mm;
D ‐ Através de nozzle;
E ‐ Através de adaptador ‐ ar encaminhado para outra linha de conduta.
É sempre tido como verdade que: V = A +B +C +D +E
Alguns valores de A, B, C, D, E podem ser zero.
Fornecimento de ar
Saida de ar por um adaptador
Condutas Têxteis
Alcance de fluxo de ar
Ao usar as condutas têxteis Prihoda, o ar pode ser insuflado parcialmente, direccionado na totalidade ou transferido para longas distâncias. Tudo depende do diâmetro dos orifícios, do direccionamento e sobrepressão no difusor. Para um maior alcance do fluxo de ar são usados nozzles.
O alcance do fluxo de ar varia consoante a pressão estática e diferença de temperatura.
Condutas Têxteis
Condução de ar em condutas têxteis
As perfurações são usadas exclusivamente para entrada de ar para pressões negativas nas condutas.
As condutas podem ser fabricadas em tecido impermeável, com ou sem isolamento, e permitir a condução de ar para difusores têxteis ou outro tipo de terminais.
Condutas Têxteis
Secção e características básicas
Condutas Têxteis
Pressão
As perdas de pressão das condutas
•têxteis
são similares as das condutas
tradicionais.
cálculo para um sistema têxtil é
•doO mesmo
grau de complexidade de
um sistema metálico.
A pressão mínima necessária para
•manter
a forma correcta de uma
conduta depende do peso do tecido.
20 Pa é suficiente para materiais
leves e 50 Pa para materiais pesados
e de peso médio.
da pressão ao longo
•doA distribuição
tecido é diferente das condutas
tradicionais, porque como o fluxo é
reduzido, também a velocidade
reduz ao longo da conduta.
Condutas Têxteis
Tipo de terminais
Condutas Têxteis
Instalações
Na encomenda é fornecido •um kit de material de montagem.
O sistema de suspensão é •selecionado em função do tipo de instalação.
Processo fácil e rápido •desde a montagem do cabo, com revestimento plástico, até a aplicação do perfil de alumínio ou de aço inoxidável. Todas as partes de metal •têm a possibilidade de serem em aço galvanizado ou em aço inoxidável.
Opções de Instalação.
Condutas Têxteis
Instalações
Condutas Têxteis
Simples por cabo de aço
Dupla por cabo de aço
Condutas Têxteis
Simples por perfil de alumínio fixo directamente
Dupla por perfil de alumínio fixo directamente
Condutas Têxteis
Dupla por perfil de alumínio suspenso
Dupla por perfil de alumínio suspenso
Condutas Têxteis
Fácil manutenção.
Os nossos tecidos feitos com fibra são muito práticos e não permitem o alojamento de impurezas aquando da passagem do ar. O ar é distribuído pelos orifícios. Não necessitam de manutenção adicional a não ser da limpeza das poeiras externas.
Aspecto.
Devido ao uso de fibras monofilamento o aspecto do tecido não se altera mesmo depois das lavagens, ao contrário de outros materiais feitos de fibra de algodão. O tecido PMI/NMI/PMS/NMS’s não perde o peso na lavagem.
Condutas Têxteis
Materiais
Como escolher o tecido?
1/ Resistência ao fogo
Os nossos tecidos têm 3 níveis de resistência ao fogo.
Elevada resistência ao fogo (identificada com “E” de “excelente” nas especificações) o que significa que o material é totalmente incombustível. Nesta classe, considerando o preço, apenas são usados tecidos de fibra de vidro com revestido em poliuretano. No entanto são tecidos impermeáveis e são mais frágeis do que os tecidos em poliéster de médio peso.
Resistência ao fogo aumentada (identificada com “I” nas especificações) o que significa que se trata de um tecido não inflamável e de baixa produção de fumo. Este material costuma ser utilizado em espaços de grandes dimensões.
Em poliéster (identificados com “S” como “standard” nas especificações ou “F” de “foil”) com baixa resistência. Pode ser usado em locais onde a aplicação de material com resistência ao fogo não seja muito necessária.
Condutas Têxteis
Materiais
Como escolher o tecido?
2/ Resistência e facilidade de limpeza
Os tecidos são divididos em 3 categorias por peso
Ligeiro (Marca “L”). Estes tecidos pesam entre 70 e 120 g/m2. Difusores feitos deste material podem ser insuflados com apenas 20 Pa de pressão estática. Por outro lado têm uma especial resistência à ruptura. Excepto as NLF, as outras podem ser lavadas numa máquina de lavar.
Médio (Marca “M”). Estes tecidos pesam entre 180 e os 350 g/m2. Estes mostram uma maior resistência a ruptura. A sobrepressão mínima para a inflação é 40 Pa. Podem ser limpos numa máquina de lavar.
Robusto (Marca “H”). Estes tecidos revestidos com PVC ou com uma camada de poliuretano, que os torna impermeáveis, não podem ser lavados numa máquina de lavar tradicional, mas podem ser lavadas com jacto de água. Estas condutas são ideais para ambientes sujeitos a contágios. A sobrepressão mínima para a inflação é 50 Pa.
Condutas Têxteis
3/ Permeabilidade
Apenas em material permeável, a condensação na superfície dos difusores é eliminada, quando a temperatura desce abaixo do ponto de orvalho.
4/ Cor
A maioria dos nossos materiais está disponível em 9 cores que correspondem aproximadamente à seguinte escala da cor.
Condutas Têxteis
Características do design
Conduta com membrana
Optimização do funcionamento da conduta entre o ar quente e frio. A membrana por actuação de um servo‐motor, torna possível usar a metade superior da conduta para insuflação de ar frio e a metade inferior para insuflação de ar quente.
Flap: Utilizado para permitir a comutação entre os dois modos. É fabricada em PMS/NMS ou PMI/NMI (de acordo com a resistência ao fogo; a estrutura e aro interno são em aço galvanizado. O comprimento da peça é sempre de 400mm. O flap inclui um actuador de 220V ou 24V.
Difusor: A membrana cobre sempre uma metade do difusor e deixa a outra livre para insuflação de ar.
Condições de utilização:
‐ Velocidade longitudinal máxima de 6m/s
‐ Aplicável apenas a difusores de secção circular
Condutas Têxteis
Pressão negativa em condutas
Aplicável apenas a condutas de secção rectangular ou triangular. A conduta mantém a sua forma através de perfis de alumínio.
Condutas Têxteis
Comprimento ajustável
Permite a adaptação da conduta em obra.
Condições de utilização:
‐ Comprimento ajustável de 500mm a 1500mm.
‐ O diâmetro da peça ajustável é 25% superior relativamente ao diâmetro nominal da conduta.
‐ Apenas pode ser aplicado a condutas circulares com um diâmetro superior a 250mm.
‐ Aplicável apenas aos tecidos PMI, PMS, NMI, NMS, PLI, PLS, NLI, NLS.
Curva ajustável
Permite a adaptação em obra do ângulo a ser feito por uma curva. Aplicável apenas a condutas circulares.
Condutas Têxteis
Nozzel
Permite a insuflação de ar a distâncias superiores relativamente à perfuração. Dependendo da pressão estática e diferencial de temperatura, o alcance pode exceder os 20m. Pode ser fixo ou ajustável. Equipados com registo para ajustar o caudal.
Tensores
Tensor para perfil – são usados para melhorar o acabamento da conduta eliminado dobras e rugas.
Condutas Têxteis
Componente de reforço
São usados para manter a forma da conduta quando esta não se encontra insuflada.
Aros – Fabricados em plástico resistente ao calor (para diâmetros ≥ 400mm), em aço inox ou em perfis de alumínio. São instalados internamente ou externamente, com um espaçamento standard de 500mm. São fixos com velcro e podem ser retirados para manutenção.
Racks – Usados para melhorar a forma do difusor sem estar insuflado. Abrangem apenas a parte superior da conduta e são uma alternativa mais económica que os Aros.
Condutas Têxteis
Equalizadores
São usados para estabilizar o fluxo de ar quando a conduta é colocada muito próxima do ventilador ou de uma curva. A sua colocação pode remover vibrações da conduta, no entanto introduz uma perda de carga adicional.
Registo de caudal
Permite o ajuste de caudal através de perdas de carga localizadas na conduta têxtil. É facilmente acessível através de fecho zip e pode ser ajustada a qualquer momento.
Condutas Têxteis
Acessórios
Condutas Têxteis
Manutenção e garantia
Todas as nossas condutas são fabricadas em material sintético, resistente, de alta qualidade e sem qualquer mistura de fibras naturais.
O tipo de material a usar é especificado na fase de projecto da instalação.
O tecido pode ser permeável (PMS, PMI, PLS, PLI) e é lavável numa qualquer máquina de lavar industrial. Os tecidos impermeáveis (NMS, NMI, NLS, NLI, NMR) requerem lavagem suave e os tecidos NMF, NHE e NLF só podem ser lavados à mão. Retirar da conduta todas as tiras de tecidos ou elementos sólidos antes da lavagem.
O processo de lavagem
Respeitar os símbolos de lavagem. Os avisos respeitantes às lavagens encontram‐se em etiqueta no tecido.
Recomendações:
1. Utilizar detergente comum. A eficiência da lavagem aumenta se a conduta for virada do avesso (parte interior voltada para fora). 2. Usar desinfectante apenas se exigido pelas condições de instalação. A composição química do desinfectante não deve causar danos à conduta. Observar a dosagem recomendada.
3. Enxaguar a conduta em água limpa.
4. Deixar secar a conduta, instalá‐la e terminar a secagem pela passagem do ar.
Condutas Têxteis
Condutas Têxteis
Exemplo de aplicação
•
•
•
•
•
Caudal: 5000m3/h
Pressão estática disponível: 120Pa
Comprimento: 12m
Cor: Azul
Montagem: dupla fixação por calha de alumínio
Condutas Têxteis
• Conduta com curvas

Documentos relacionados

Condutas Têxteis

Condutas Têxteis A conduta isolada têxtil é usada na passagem por áreas que não são climatizadas. O isolamento reduz a perda de calor e ao mesmo tempo serve como atenuador de ruído.

Leia mais

Condutas Têxteis

Condutas Têxteis O que você não consegue encontrar em outra parte Microperfuração O fluxo de ar desejado é conseguido, fazendo um número exacto de furos minúsculos (aproximados. 0.4 milímetros) no material. Nesse m...

Leia mais