GrandTEC Test Kit

Transcrição

GrandTEC Test Kit
Kit de Teste GrandTEC
Cara Utilizadora,
Caro Utilizador,
Este Kit de Teste foi criado para que possa experimentar num modelo a aplicação das tiras GrandTEC,
confeccionadas em fibra de vidro impregnadas com resina, antes de as utilizar na clínica.
O Kit de Teste contém:
• 5 tiras GrandTEC
• GrandioSO Heavy Flow, 2 × 2 g, cor A3
• Auxiliares de silicone para a aplicação: GrandFix forma redonda
GrandFix forma alongada
• Auxiliares metálicos para a aplicação: grampos de fixação para as tiras GrandTEC
• Modelo de trabalho para testar três situações clínicas diferentes
As situações clínicas preparadas no modelo e que pode tratar com as tiras GrandTEC são:
1. Ferulização dos dentes 33-43 (região do modelo sem qualquer preparação)
2. Dente 35 ausente e reabilitação do espaço edêntulo com uma ponte modelada na região dos
dentes 34-36
3. Dente 45 ausente e reabilitação do espaço edêntulo. Os dentes vizinhos não apresentam qualquer preparo. Esta situação corresponde à de um espaço edêntulo unitário a ser encerrado
As situações reproduzidas no modelo correspondem a situações clínicas frequentes. Trata-se de casos
que não poderiam ser reabilitados apenas com compósitos, mas que podem solucionados com a aplicação
combinada das tiras GrandTEC e um compósito (p. ex. o material de alto desempenho GrandioSO).
Observações gerais / precauções:
Siga as instruções de utilização de GrandTEC e GrandioSO Heavy Flow fornecidas!
Ao utilizar fibras de vidro nos tratamentos com técnicas adesivas, nunca aplique adesivos autocondicionantes!
Antes do condicionamento do tecido dentário, recomenda-se aumentar a sua rugosidade superfical mecanicamente, p. ex. com uma broca diamantada de grão médio.
Os auxiliares de silicone (“GrandFIX forma redonda” e “GrandFIX forma alongada”) e metálicos (“grampo
GrandTEC”) para a adaptação da tira GrandTEC podem ser limpos facilmente com álcool isopropílico após
a sua utilização.
Para os passos de trabalho adicionais ou conselhos relativos à aplicação clínica ou a qualquer situação que, no modelo, divirja da
situação clínica análoga, foi utilizada uma fonte de outro tipo e tamanho, como neste parágrafo.
1
Situação 1
Ferulização dos dentes 33-43
A aplicação da tira GrandTEC junto com o compósito GrandioSO Heavy Flow sobre superfícies condicionadas resulta numa união
com altíssimos valores de resistência adesiva. Por isso, GrandTEC é excelente para a ferulização de dentes após tratamentos
ortodônticos, traumatismos dentários ou terapias periodontais.
1.1
Para ferulizar os dentes 33-43 do modelo, primeiro deve determinar o comprimento necessário da tira GrandTEC. Para tal, pode utilizar um fio de cera ou WedJet®.
Sem retirar a película de protecção que envolve a tira GrandTEC, corte-a no mesmo comprimento determinado com o fio de cera, WedJet® ou similar.
Na situação clínica, imediatamente após a determinação do comprimento da tira GrandTEC, seguir-se-iam os passos de condicionamento ácido e aplicação de adesivo nas superfícies dentárias, que, dependendo do caso, teriam sido previamente desgastadas com broca. Deve ter-se especial atenção aos espaços interproximais. Mesmo quando utilizado o GrandioSO Heavy Flow,
um compósito com propriedades de fluidez ideais, junto com a tira de fibra de vidro, há o risco de que o compósito escorra na
direcção dos septos interdentais e oclua completamente os espaços interproximais, implicando uma trabalhosa remoção do
compósito nessas áreas. Em face disto, é altamente recomendável a utilização de cunhas de madeira ou fragmentos de WedJet®
para impedir a penetração do compósito nos espaços interdentais. Estes passos não têm como ser efectuados em modelo e, portanto, não se incluem na aplicação de teste.
1.2
1.3
1.4
1.5
2
Aplique nas superfícies liguais dos dentes 33-43 uma pequena quantidade de GrandioSO Heavy Flow e posicione sobre este a tira GrandTEC que encurtou.
Para adaptar a tira GrandTEC às superfícies linguais e aos espaços interproximais, utilize um grampo metálico para cada espaço interproximal. Coloque os grampos em sequência, dente após
dente, iniciando por um dos lados. Nunca coloque grampos em ambos os lados concomitantemente. Deste modo evitará o “abaulamento” da tira GrandTEC, e esta ficará perfeitamente adaptada à superfície dentária.
Em alternativa, poderá utilizar os auxiliares de silicone fornecidos no kit. Estes auxiliares permitem adaptar e pressionar as tiras contra as superfícies dentárias com facilidade.
Lembre-se de que GrandTEC é uma tira impregnada com resina fotopolimerizável e, portanto, é necessário trabalhar com rapidez, pois a luz ambiente também é capaz de desencadear a polimerização.
Polimerize por partes a tira GrandTEC fixada deste modo e o compósito GrandioSO Heavy Flow. Ao polimerizar uma parte, cubra as restantes com um espelho bucal, por exemplo. Assim estas áreas poderão ser corrigidas antes de serem polimerizadas, se necessário. Deve ter-se especial cuidado com as extremidades da tira GrandTEC. Estas também devem manter-se em íntimo contacto com a superfície dentária, sem se soltarem. Isto evita complicações desnecessárias no procedimento, bem como um possível espessamento nas extremidades da tira – neste caso, na porção distal dos dentes 33 e 43.
Depois que a tira estiver fixada, remova primeiro os grampos de fixação. Aplique então GrandioSO Heavy Flow sobre a tira GrandTEC e distribua o compósito, p. ex., com um pincel descartável ou uma espátula de Heidemann. Esta medida também fecha os pequenos orifícios que permanecem após a retirada dos grampos de fixação. O compósito fluido sempre deve cobrir a tira GradTEC por completo! De seguida, polimerize novamente a tira GrandTEC por partes.
Nesta altura pode ser preciso realizar um acabamento ou polimento; caso contrário, a primeira aplicação de teste da tira GrandTEC já estará concluída.
Situação 2
Dente 35 ausente e reabilitação do espaço edêntulo com uma ponte modelada na região dos dentes 34-36
O dente 34 e o dente 36, vizinhos ao espaço edêntulo, apresentam respectivamente um preparo cavitário
disto-oclusal e um preparo mésio-oclusal. O espaço edêntulo será encerrado com um pôntico confeccionado em compósito sobre uma tira GrandTEC.
2.1 Medir primeiro a distância entre ambos os dentes. Para tal, utilize um pedaço de WedJet® ou, ainda melhor, um pedaço de fio de cera.
Por razões de estabilidade, a tira GrandTEC deve formar um arco entre os dentes contíguos ao espaço edêntulo e cobrir completamente o fundo dos preparos cavitários dos dentes 34 e 36.
Medir o comprimento de modo preciso evitará a necessidade de posteriores correcções na tira GrandTEC. A tira pode manter um contacto pontual com a gengiva. Na boca, não ficaria em
contacto direto com a gengiva, mas sim com o lençol de borracha ou um protector de gengiva, como p. ex. uma tira de matriz de poliéster recortada na forma conveniente.
2.2 Sem retirar a película de protecção que envolve a tira GrandTEC, corte-a no mesmo comprimento determinado com o fio de cera, WedJet® ou similar.
Nos dentes contíguos ao espaço edêntulo, condicione os preparos cavitários com ácido fosfórico e um adesivo. Este passo não se
inclui no procedimento em modelo.
2.3 Recubra o fundo da cavidade do dente 34 com GrandioSO Heavy Flow e coloque no preparo uma das extremidades da tira GrandTEC que encurtou.
2.4 Cubra com um espelho bucal ou instrumento similar as porções da tira GradTEC que se encontram distais à cavidade e polimerize a região da cavidade por apenas 5 segundos. Isto proporciona a união da tira GrandTEC e do compósito fluido com a superfície do modelo.
2.5 Recubra então a cavidade do molar com GrandioSO Heavy Flow.
Confira à tira GrandTEC a forma de um arco que ascende em direcção ao preparo cavitário do molar e termina no fundo desta cavidade.
Cuidando para que a tira GrandTEC mantenha a forma de arco no espaço desdentado, polimerize a tira e o compósito na cavidade do molar por pelo menos 20 segundos e volte a polimerizar a porção que se encontra na cavidade do pré-molar.
2.6 Recubra de seguida a tira GrandTEC com uma fina camada de GrandioSO Heavy Flow, distribua-a com um pincel e polimerize a tira GrandTEC por partes.
2.7 No passo seguinte, as cavidades preparadas dos dentes 34 e 36 são preenchidas com compósito e as suas faces oclusais são esculpidas. A fotopolimerização das superfícies oclusais conclui este passo.
2.8 Modele, então, um dente no espaço edêntulo. Inicie com uma pequena quantidade de compósito
condensável, p. ex. GrandioSO, construindo um pequeno cone no ponto mais profundo do arco GrandTEC. Fotopolimerize imediatamente. Construa com o mesmo compósito um outro cone ao lado do primeiro, em um ponto mais mesial, e fotopolimerize-o também. Construa então o dente 35 acrescentando pequenas porções de compósito. Polimerize a cada passo. Distribuir pequenas quantidades de GrandioSO Heavy Flow com um pincel ajuda a fechar os espaços entre um incre
mento e outro e a conferir forma ao dente.
Observe a conformação da base do dente a ser substituído: na sua porção gengival, o dente não deve ser mais largo do que a tira GrandTEC (≙ aprox. 2 mm). Assim, facilita-se a higienização e preservam-se os tecidos gengivais.
No procedimento clínico, seguem-se os passos finais de verificação da oclusão e polimento. Empregue para tal as mesmas pontas
abrasivas que utiliza para as restaurações em compósito.
3
Situação 3
Substituição do dente 45 ausente com um dente pré-fabricado ou um dente extraído
Os dentes contíguos ao espaço edêntulo na região do dente 45 encontram-se perfeitamente hígidos e não
devem ser preparados.
3.1 Com auxílio de um WedJet® ou um fio de cera, determine primeiro o comprimento necessário da tira GrandTEC.
A tira GrandTEC deve formar um arco até a região da crista alveolar e, para garantir uma boa fixação, abranger as faces linguais dos dentes contíguos ao espaço.
A adesão química dos compósitos restauradores aos dentes pré-fabricados (para próteses) é fraca. Por esse motivo, uma cuidadosa preparação do dente artificial é determinante para o êxito do seu trabalho!
3.2
Seleccione um dente pré-fabricado com forma, tamanho e cor adequados para substituir o segundo
pré-molar ausente. Desgaste o dente de modo que se adapte ao espaço. O contacto entre a base
do dente e a gengiva deve ser reduzido, possibilitando a posterior higienização da área pelo
paciente.
Na face lingual do dente de substituição, deve criar uma área retentiva de tamanho suficiente para envolver a tira GrantTEC e o compósito fluido.
Nos dentes naturais, deve conferir rugosidade às superfícies linguais mecanicamente, mas não é necessário executar preparos
mais profundos. Na situação clínica, seguem-se o condicionamento com ácido fosfórico e a aplicação de adesivo nas superfícies
do dentes naturais. Esses passos não se incluem no procedimento em modelo.
3.3 Coloque no espaço edêntulo o dente artificial preparado e fixe-o nos dentes vizinhos com
pequenas porções de compósito aplicadas pelo lado oclusal, polimerizando-as em seguida.
Introduza cunhas interdentais ou cordões WedJet® nos espaços interproximais mesial e distal do dente de substituição. Desta
forma, evitará que o compósito penetre nestas áreas e necessite depois ser removido com procedimentos trabalhosos.
3.4
3.5
3.6
3.7
3.8
3.9
4
Sem retirar a película de protecção da tira GrandTEC, corte-a no comprimento determinado com o WedJet® ou o fio de cera.
Aplique uma fina camada de GrandioSO Heavy Flow nas faces linguais dos dentes, formando uma faixa de 2 mm de largura no equador anatómico dos dentes naturais e no preparo do dente
artificial. Neste último, GrandioSO Heavy Flow deve preencher cerca de 2/3 da cavidade preparada.
Remova a película protectora da tira GrandTEC que encurtou e posicione-o na zona recoberta com o compósito fluido. Verifique meticulosamente se a tira GrandTEC está bem assentada na cavidade do dente de substituição e adapte-a com cuidado nas superfícies linguais dos dentes contíguos ao espaço edêntulo.
Polimerize a tira por partes, de mesial para distal, apenas rapidamente (5 segundos). Durante
este procedimento, cubra as partes ainda não polimerizadas com um espelho bucal ou outro
instrumento apropriado.
Após esta fixação inicial, cubra a tira GrandTEC com uma camada fina de GrandioSO Heavy Flow e distribua bem o compósito, de forma que cubra completamente a superfície de GrandTEC.
Esta camada pode ser bastante fina, mas a superfície tem de estar coberta por completo. A
quantidade de compósito fluido na cavidade do dente de substituição deve ser suficiente para que, junto com a tira GrandTEC, preencha a cavidade até formar uma superfície lingual contínua, sem degraus. Fique atento às extremidades da tira GrandTEC: estas também devem ficar comple
tamente cobertas pelo compósito flow.
Por fim, proceda à polimerização completa da restauração. Polimerize-a parte por parte, durante 40 segundos em cada trecho.
Na situação clínica, é necessário retirar nesta altura as cunhas ou WedJets® colocados nos espaços interproximais, bem como
remover as fixações mésio-oclusal e disto-oclusal do dente de substituição.
Deve então efectuar o acabamento com a mesma técnica que utiliza para restaurações em compósito e, de seguida, verificar a
oclusão. Elimine quaisquer contactos prematuros com o dente de substituição, quer em oclusão quer em lateralidade.
A confecção da restauração é concluída com o seu polimento.
Para a reabilitação imediata do espaço utilizando o dente extraído, acrescentam-se os seguintes passos:
- Antes da exodontia, confeccione uma guia de silicone que abranja, além do dente a ser extraído, pelo menos os primeiros dentes contíguos a este (por mesial e distal). Mantenha livre a superfície oclusal junto às áreas de contacto proximais. Estas áreas de acesso serão necessárias para que o dente possa ser fixado temporariamente pelo lado oclusal durante a confecção da restauração!
- Remover a raiz do dente extraído e selar a câmara pulpar com resina composta. Arredonde a base da coroa dentária e
reduza o diâmetro da área de contacto com a gengiva.
- Na face lingual do dente extraído, preparar um sulco de aprox. 2 mm de largura no esmalte. A tira GrandTEC forma, neste caso, uma curvatura bem menos acentuada entre os dentes vizinhos do que quando se utiliza um dente artificial. Portanto, a tira GrandTEC tem de ser mais curta. Se isto não for considerado durante a determinação do comprimento, poderá ser necessário desgastar o dente de substituição e remover uma quantidade demasiado grande de tecido ou, então, ser preciso abrir a câmara pulpar pelo lado lingual para obter espaço suficiente para a tira GrandTEC.
- Com auxílio da guia de silicone, posicione o dente extraído no espaço edêntulo e fixe-o aos dentes vizinhos aplicando compósito nas áreas mésio-oclusal e disto-oclusal. Os passos seguintes encontram-se descritos no item 3.4.
A confecção de uma guia de silicone possibilita outra forma de reabilitação directa após a extração, mesmo nos casos de grande
perda de tecido dentário ou de lesão cariosa extensa.
Para isso, o dente em causa é reconstruído antes da extração, p. ex. com compósito, sem prévio condicionamento nem aplicação
de adesivo na superfície dentária. A guia de silicone é confeccionada de forma que abranja, além do dente a ser extraído, pelo
menos os dentes imediatamente contíguos a este.
Em seguida, procede-se à extração. Com auxílio da guia de silicone, poderá então construir facilmente o dente no espaço,
modelando-o com compósito sobre a tira GrandTEC fixada nos dentes vizinhos.
WedJet® não é uma marca comercial registada da VOCO GmbH.
5

Documentos relacionados