cineclube - Laboratório de Estudos de História da África

Transcrição

cineclube - Laboratório de Estudos de História da África
CINECLUBE
1
12
Na sala de visitas de uma prisão francesa, a vida de um grupo de homens e mulheres se conecta por acaso através de destinos comuns.
De pernas pro ar 2
quinta 19h IMAGENS POLÍTICAS
De Roberto Santucci, Brasil, 2012. 98min. Comédia. 14 anos. Com Ingrid Guimarães, Maria Paula, Bruno Garcia. Empresária de produtos eróticos sofre pane por estresse e se refugia em asilo terapêutico. Vozes silenciosas
segunda 19h CINE FRANCÊS
(Qu’un seul tienne et les autres suivront) De Léa Fehner, França, 2009. 119min. Drama. 14 anos. Com Farida Rahouadj, Julien Lucas, Marc Barbe, Pauline Etienne, Reda Kateb, Vincent Rottiers. 13
terça 19h CINEMA PELA VERDADE
NO
2
5
De Maria João Ganga, Angola/Portugal, 2004. 90 min. Drama. 12 anos. Com João Roldan, Domingos Fernandes Fonseca, Júlia Botelho, Raúl Rosário.
6
9
16
Luzes da cidade
19
Convidado: Sérgio Scotti, psicanalista.
Relato da vida íntima de Otmar Suitner, consagrado maestro austríaco, e pai do diretor de cinema Igor Heitzmann.
sexta 19h PSICANÁLISE VAI AO CINEMA
O espinho do coração
26
27
terça 19h SESSÃO VILÕES
O artista
Diante da câmera de seu sobrinho, professora conta aventuras cotidianas e revela uma realidade desconhecida da sua família.
O bandido da luz vermelha
De Rogério Sganzela, Brasil, 1968. 92min. Drama/Policial. 14 anos. Com Helena Ignez, Paulo Villaça, Pagano Sobrinho. Um assaltante de residências de São Paulo, apelidado pela imprensa de “Bandido da Luz Vermelha”, desconcerta a polícia ao utilizar técnicas peculiares nos crimes.
(The artist) De Michel Hazanavicius, França/EUA/
Bélgica, 2011. 100min. Drama. Livre. Com Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman. 28
quarta 19h ART 7
Blade Runner – O caçador de andróides
(Blade Runner) De Ridley Scott, EUA/Hong Kong/Reino Unido, 1982. 117min. Ficção NÞsŘǼâʩOʳNŸŎËNjNjÞǣŸŘ®ŸNj_ʰNJȖǼ¶sNjËȖsNjʰǢsŘɳŸȖضʳ Replicantes rebeldes, usados na colonização de outros planetas, retornam à Terra e são caçados por ex-­policial.
segunda 19h O FILME QUE GOSTARIA DE TER FEITO
A dupla vida de Véronique
29
quinta 19h HISPANO MOVIES
Pantaleão e as visitadoras
(Pantaleón y las visitadoras) De Francisco J. Lombardi, Peru/Espanha, 2000. Com Salvador del Solar, Angie Cepeda, Mónica Sánchez.
Renomado capitão do exército peruano é encarregado de levar um grupo de prostitutas para o campo ŎÞĶÞǼNjʰʩŎ_sĶÞɚÞNjŸǣŸ¯NjÞŎsŘǼŸ
dos soldados.
Convidado: Felipe Vernizzi, cineasta.
20
terça 19h SESSÃO DIVAS
Vicky Cristina Barcelona
(Vicky Cristina Barcelona) De Woody Allen, Espanha/
EUA, 2008. 96min. Drama. 12 anos.Com Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Javier Bardem, Penélope Cruz. Duas amigas em férias na Espanha se apaixonam pelo mesmo pintor, que mantém uma relação turbulenta com a ex-­mulher.
História de um monge budista que foi preso pelo Exército Comunista Chinês em 1959 e atribui ao budismo sua sobrevivência durante 33 anos de encarceramento.
Carlos Marighella, inimigo da ditadura militar no Brasil, líder comunista e parlamentar, preso e torturado, se tornou famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano.
(In the name of the father) De Jim Sheridan, Irlanda/Reino Unido, 1993. 133min. Drama. 16 anos. Com Alison Crosbie, Daniel Day-­
Lewis, Philip King.
segunda 19h CINEMA FRANCÊS
(L’épine dans le coeur) De Michel Gondry, França, 2009. 86min Documentário. Livre.
A música do pai
Duas jovens da mesma idade e com gostos musicais identicos partilham uma ligação metafísica inexplicável, pois não se conhecem e moram em países diferentes. Fogo sob a neve
Marighella
Em nome do pai
^sɚÞ_ŸȖŎOŸŘʩǣǣŸ¯ŸNjY_ʰ
homem é sentenciado à morte por bombardear um pub, matando 5 pessoas. Ao tentar ĠȖ_NjŸʩĶÌŸʰŸƼÞǼŎEwŎw
ƼNjsǣŸsǣsȖǣ_sǣǼÞŘŸǣʩOŎŘǣ
mãos de uma advogada britânica. quinta 19h CINE ALEMÃO
(Nach der Musik) De Igor Heitzmann, Alemanha, 2007. 105min. Documentário. Livre. (La double vie de Véronique) De Krzysztof Kieslowski, França/Polônia/ Itália, 1991. 98min. Drama/Fantasia. 16 anos. Com Irène Jacob, Halina Gryglaszewska, Kalina Jedrusik
quinta 19h CINE TIBETANO
(Fire under the snow) De Makoto Sasa, EUA, 2008. 75min. Documentário. Livre. sexta 19h CINEMA PELA VERDADE
De Isa Grisspum Ferraz, Brasil, 2012. 100min. Documentário. 12 anos. sexta 19h SESSÃO DIVÃ
O Tesouro de Sierra Madre
Astro do cinema conhece uma jovem dançarina, porém a ascenção do cinema falado os leva para lados opostos do sucesso.
Infância clandestina
Vagabundo salva milionário bêbado da morte, sendo recompensado com mil dólares, que usa para ĠȖ_NjʪŸNjÞǣǼOs¶ƼŸNjLJȖsŎw
apaixonado. 8
15
terça 19h CINEMA PELA VERDADE
(Infancia clandestina) De Benjamín Ávila, Argentina, 2012. 112min. 14 anos. Com Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, César Troncoso.
quarta 19h ART 7
(City Lights) De Charles Chaplin. EUA. 1931. 87min. Comédia. Livre. Com Virginia Cherrill, Florence Lee, Charles Chaplin. 23
quarta 19h ART 7
(The Treasure of the Sierra Madre) De John Huston. EUA. 1948. 126min. Aventura. Livre.
Com Humphrey Bogart, Walter Huston, Tim Holt.
Três aventureiros em busca de ouro em terras mexicanas, enfrentam bandidos e a própria ganância.
Eu me lembro
Argentina, 1979. Família vive clandestinamente para sobreviver à ditadura, obrigando os membros a adotarem nomes falsos fora de casa.
7
14
segunda 19h CINEMA PELA VERDADE
De Luiz Fernando Lobo, Brasil, 2012. 96min. Documentário. 14 anos.
Uso de imagens de arquivos e entrevistas para reconstruir a luta de alguns perseguidos pela ditadura civil-­militar, que buscam reparação da memória e da verdade do período.
Durante seus últimos dias de vida, homem reúne antigos amigos, ŎŘǼsǣ_ŸƼǣǣ_ŸʰǣȖsɮ˚ŎȖĶÌsNjsǣsȖʩĶÌŸʳ
Um publicitário cria uma campanha para derrotar Augusto Pinochet na corrida presidencial chilena de 1988. Na cidade vazia
Em meio à guerra civil de Angola, menino foge do grupo de crianças refugiadas e acaba conhecendo personagens e as diferentes faces de uma cidade consumida pela destruição.
As invasões bárbaras
quinta 19h CINE SESC
(Les invasions barbares) De Denys Arcand, Canadá/França, 2003. 99min. Drama. 18 anos. Com Rémy Girard, Stéphane Rousseau, Marie-­Josée Croze.
De Pablo Larraín, Chile/EUA/França/México, 2012. 118min. Drama. 16 anos. Com Gael García Bernal, Alfredo Castro, Luis Gnecco. Convidado: Jorge Luiz Miguel, formado em artes plásticas pela Udesc.
sexta 19h CINE AFRICANO
22
21
A noite americana
quarta 19h ART 7
(La nuit americaine) De François Truffaut. França/Italia. 1973. 115min. Drama. Livre. Com Jacqueline Bisset, Valentina Cortese, Jean-­Pierre Léaud.
DǣǼÞ_ŸNjsǣ_sȖŎʩĶŎ¶sŎʩOǼâOÞŎŸǣǼNjŎƼNjŸEĶsŎǣ_ŸsĶsŘOŸ
e da equipe técnica.
30
sexta 19h CINEMA, CHÁ E CULTURA
Shirley Valentine
(Shirley Valentine) De Lewis Gilbert, Reino Unido/EUA, 1989. 108min. Drama. Livre. Com Pauline Collins, Tom Conti, Julia McKenzie.
Em crise com a vida e com o casamento, dona de casa viaja durante duas semanas pela Grécia para recuperar seus sonhos de juventude. Convidada: Anastasia Bakogianni, doutora em Classical Studies da Open University.
EXPOSIÇÃO
VISITAÇÃO DE 6 A 9 / TER -SEX / 12H-19H
Mehin | Mekarõ
A vídeo-­instalação Mehin | Mekarõ consiste no encontro entre duas autorias, a da fotógrafa Carol Matias e a do Grupo Mentuwajê do povo indígena Krahô, norte de Tocantins, que tem um grupo de produção audiovisual. Serão exibidas imagens ¯ŸǼŸ¶NjʩOǣ_sNNjŸĶsǣ¶NjɚYƂsǣ
de rituais e de outras festas feitas pelos índios.
LANÇAMENTO
DIA 7, QUARTA-FEIRA, 19H
¿Hay en Portugués? nº 2, organização Regina Melim
Publicação sobre textos representativos para a arte contemporânea que não foram traduzidos, publicados, reeditados ou veiculados no Brasil. Esta edição está centrada na perfomance. Produção da disciplina Performance do Programa de pós graduação em artes visuais na Udesc.
EXPOSIÇÃO
ABERTURA DIA 15, QUINTA-FEIRA, ÀS 19H
VISITAÇÃO ATÉ 13 DE SETEMBRO / SEG-SEX / 12H-19H
ilha-não-ilha, de Claudia Zimmer
AGOSTO
2013
A mostra discute sobre ilhas, que podem aparecer como ideia de isolamento ou como ligação ao continente. A proposição oscila entre ser ou não uma ilha em algumas plataformas distintas.
O vídeo ilha-­não-­ilha, que dá título à mostra, apresenta o encher e o esvaziar da maré. Nele uma pequena extensão de terra ora aparece mais, ora menos, provocando a dúvida do que é ilha e do que não é.
Em olho-­ilha, um luminoso desenvolvido a partir de uma imagem do fundo do olho da própria artista, propõe pensar o quanto o olho que contempla a paisagem pode passar a ser paisagem contemplada.
ILHAMENTO MÁXIMO é um postal que traz um certo apagamento. A indicação de uma ausência é acionada por setas presentes no trabalho, instalando um intervalo, num jogo com o imaginário sobre as ilhas como sendo, ou não, um lugar de isolamento.
Claudia Zimmer é licenciada em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre e doutoranda em artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ENCONTRO
DIA 19, SEGUNDA-FEIRA, 19H
VI Seminário de leitura de imagens para a educação:
múltiplas mídias
NJsĶÞʊ_ŸŘȖĶŎsŘǼsʰŸǣsŎÞŘNjÞŸǼNjʊNjsʪsɮŸǣŸENjsȖŎ_Ÿǣ
parâmetros curriculares do ensino de arte. Tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade, professores de arte e ƼNjŸʩǣǣÞŸŘÞǣ_NjsǣŸENjsǣLJȖsǣǼƂsǣ_ÞŎ¶sŎʳŷNj¶ŘÞʊYŸ_Ÿ
Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares (NEST) da Udesc. MÚSICA
DIA 23, SEXTA-FEIRA, 20H
Airton Perrone convida Fred Malverde e Cecilia Klein
Show Entre Mundos com canções populares brasileiras adaptadas para o violoncelo. O duo utiliza novas técnicas de manuseio do instrumento, baseadas em ritmos afrobrasileiros e também com técnicas de arco inspiradas na rabeca nordestina brasileira. Milton Nascimento, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti são alguns dos compositores homenageados com arranjos pelo duo.
CINEMA
Fundação inaugura Cine africano
Em parceria com o Laboratório de Estudos de História da África da UFSC, inicia este mês o Cine africano. Com temática ou produção africana, o novo cineclube exibe em agosto Na cidade vazia, de Maria João Ganga, o primeiro longa-­metragem feito por uma mulher angolana. Mais informação na página central.
EXPOSIÇÃO
VISITAÇÃO ATÉ DIA 2 / SEG-SEX 12-19H
Poéticas do desenho, exposição coletiva
A exposição é o resultado da disciplina Poéticas do desenho, ministrada pela artista e professora Adriana Maria dos Santos no curso de artes visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A proposta dos trabalhos é desenvolver um desenho expandido, tridimensional, como um exercício do alter ego de cada um dos participantes.
O Programa de Ação Educativa atende grupos de visitantes de todas as idades. As visitas podem ocorrer nos períodos matutino, vespertino e noturno com agendamento pelo fone (48) 3224-­8846 ou pelo e-­mail [email protected].
TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS
DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 12H ÀS 19H
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 -­ Centro -­ Florianópolis -­ (48) 3224-­8846
[email protected] // facebook.com/fundacao.badesc // twitter.com/fcbadesc // www.fundacaoculturalbadesc.com
ilha não ilha
Claudia Zimmer

Documentos relacionados

CINECLUBE

CINECLUBE segunda 19h CINE SESC (L’âge des ténèbres) De Denys Arcand, Canadá, 2007. 104min. Comédia/Drama. 16 anos. Com Marc Labrèche, Diane Kruger, Sylvie Léonard.

Leia mais

cineclube - Laboratório de Estudos de História da África

cineclube - Laboratório de Estudos de História da África Florianópolis, dos anos 50 aos dias atuais. Eles relatam suas experiências num tempo em que a casa era o grande centro de abastecimento da capital, responsável por atender, além da freguesia diária...

Leia mais