10 05 dossie 1pag PORT

Transcrição

10 05 dossie 1pag PORT
Dossiê Sobre os
Impactos e Violações Globais da Vale
O propósito deste dossiê é aumentar a visibilidade do “outro lado”
dos projetos da Vale, que difere enormemente da imagem de sucesso,
desenvolvimento sustentável, apoio da comunidade e redistribuição
social de dividendos que ela divulga tão ativamente. O que se segue é
apenas uma amostra.
Tragédias Humanas:
• Aconteceu um grave acidente em 19 de abril de 2010 no porto de Ponta da Madeira em São Luís •
•
•
•
do Maranhão, Brasil. Custou a vida de 2 trabalhadores da Vale e feriu 5 outros. Eles foram atingidos por uma esteira de minério, que caiu de uma altura de 30 metros. Este é apenas mais um de uma série
de acidentes que têm ocorrido desde 2007, sem que houvesse melhorias significativas nas condições de trabalho.
Em 2008, houve 2.860 acidentes de trabalho; 9 trabalhadores morreram.
As ferrovias da Vale causaram acidentes que mataram ou gravemente feriram 23 pessoas em 2007.
Houve 140 casos de corrupção registrados contra a Vale ao redor do mundo em 2008.
No Peru, descobriu-se que uma subsidiária da Vale usava os serviços de uma milícia armada dentro do terreno de uma mina.
Populações Atingidas:
• 14.400 pessoas de 11 comunidades rurais no estado do Maranhão, Brasil, serão desalojadas caso •
•
•
•
avancem projetos de siderurgia de grande escala.
Comunidades do município de Parauapebas no Brasil estão sendo expulsas de seus lares devido a obras de infraestrutura do projeto Salobo de extração e processamento de minério de cobre.
O transporte de minério de ferro e a produção de ferro-gusa de 16 fábricas localizadas no Brasil têm sido vinculados a um aumento da prostituição infantil.
O Projeto de Carvão de Moatize em Moçambique desalojará cerca de 1.100 famílias, cuja cultura sofre abalos dramáticos, tais como a exumação de corpos de um cemitério tradicional.
A comunidade Karonsi’e Dongi na Indonésia decidiu voltar às suas terras ancestrais. Ao invés de seus roçados, casas e cemitério, encontraram minas, um campo de golfe e os alojamentos dos trabalhadores da Inco. Atualmente, 30 famílias estão lutando para recuperar sua terra.
Poluição do Ar e da Água:
• Na Nova Caledônia, a Vale Inco quer construir um duto para levar dejetos de mineração para o mar, •
•
•
afetando assim um frágil arrecife de coral que circunda a ilha, designado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Relatos iniciais dão conta de que em 21 de abril de 2010, 670.000 litros de uma solução contendo ácido vazaram do lago de resíduos de mineração de níquel. Em abril de 2009,
o governo da Nova Caledônia indiciou a Vale Inco após um derramamento gigantesco de sua fábrica de ácido sulfúrico durante um teste de produção. Milhares de peixes morreram no rio da localidade em
razão do desastre.
A expansão do porto de Ponta da Madeira no município de São Luís, Brasil, tende a causar um forte aumento da poluição e severos impactos sociais e ambientais ao longo do corredor de Carajás.
Estima-se que a produção projetada para o pólo siderúrgico de São Luís signifique a emissão de 35.6 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) ao ano. Este gás é o principal causador do efeito-estufa.
A exploração de minérios nos morros de Urucum em Corumbá, Mato Grosso do Sul, fez secar a principal fonte de água da região, o riacho Urucum. Desde 2002, a Vale enfrenta dois processos pelo aterramento da nascente do riacho, ocorrido após uma explosão para a extração de minério de manganês.

Documentos relacionados